PESO IDEAL

Como ter o peso ideal?

Peso ideal é muito desejado por todos nós, ninguém quer estar nem abaixo e nem acima do peso, isso é muito importante para nossa saúde, mas como posso saber se estou com meu peso ideal? Você sabia que existe um cálculo para saber se está com o peso ideal? Isso mesmo! Chama-se IMC, ou seja, Índice de Massa Corpórea.

Mas o que esse índice indica? Para aqueles que estão com seu peso ideal significa que há em seu corpo uma quantidade ideal de gordura corporal. Ter um peso adequado está associado a ter uma boa saúde.  Ter um IMC entre 23 e 25 é o mais seguro para ter boa saúde, é uma recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). Muitas doenças são causadas pelo excesso de peso, doenças como diabetes e problemas cardíacos.dreamstime_m_18658004

Calcular seu peso ideal é muito fácil, para chegar ao resultado basta dividir seu peso em quilos, pela sua altura em centímetros, elevado ao quadrado.

Também a grande vantagem de saber seu IMC é poder traçar uma meta, estabelecer qual peso você precisa estar bem e com saúde.

Abaixo está a tabela que mostra os índices de peso e suas conclusões

Tabela

Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal

De 18,5 a 24,9 = peso ideal
De 25,0 a 29,9 = sobrepeso
De 30,0 a 34,9 = obesidade grau I
De 35,0 a 39,9 = obesidade grau II
De 40 acima = obesidade grau III

O fato é que o peso a mais não surge de um dia para o outro, muitas vezes vem tão devagar que quando se percebe a situação já inspira cuidados!

Nesse momento as pessoas se desesperam e começam a tentar qualquer coisa para emagrecer rápido, o que demorou meses e até anos não pode mais esperar, e muitos tentam medicações que trazem efeitos colaterais ou dietas restritivas, dietas da moda. Perder peso sim, mas sem colocar sua saúde em risco, emagrecer com qualidade de saúde, uma má alimentação pode trazer doenças como anemia, e outras por falta de nutrientes específicos.

Mas algumas mudanças podem trazer grandes benefícios para sua saúde, e especialmente pode te ajudar a perder peso e para você ficar com seu peso ideal!

Passar fome engorda!

É isso mesmo! Pode parecer estranho, mas o fato é que devemos comer de 3 em 3 horas, porque nosso organismo entende que depois de 4 horas sem comer, você precisa estocar energia, e o primeiro lugar onde ele acumula a gordura é na barriga, por isso comer de forma fracionada ajuda você a perder barriga. Depois essa gordura se acumula no restante do corpo. O segredo é manter o nível de cortisol baixo, porque quando está alto em seu organismo, desencadeado pela fome, faz você acumular gordura.

Além de tudo, alimentar-se no intervalo de tempo certo faz com que os níveis de fabricação de insulina, que leva a glicose do sangue para as células, se eleve e o excesso de insulina faz você sentir mais fome e também a engordar.

Comer menos, mas com qualidade!

Obviamente a ingestão de alimentos deve ser diminuída, temos um gasto diário de energia que é produzida a partir dos alimentos que comemos, se comemos mais que o necessário o excesso logicamente vai ser acumulado no seu corpo, a quantidade ideal é a ingestão de 1800 calorias, mas se quer emagrecer essa quantidade deve ser diminuída para pelo menos 1200 calorias! Mas isso é variável, uma nutricionista pode calcular o ideal para você.

Mas não é só diminuir a quantidade que faz você emagrecer, é preciso ver a qualidade dos alimentos. Muita salada, verduras e legumes é fundamental! Nosso organismo, precisa de uma série de nutrientes que regulam todos os mecanismos do nosso corpo. Alguns alimentos regulam nosso trato intestinal, outros dão maior saciedade, outros até contribuem para a queima de calorias.

Bem qualidade na alimentação é essencial para quem quer recuperar a boa forma, e estar com corpo em dia, quer vestir aquela roupa que já serviu um dia, vestir uma roupa de banho na praia e muito mais.

Fuja de dietas muito restritivas!

Dietas muito restritivas geralmente acaba muito mal. Muitas vezes as pessoas que restringem muito os alimentos comendo poucas calorias traz um sofrimento para o corpo e o resultado as vezes é catastrófico, a maioria volta a engordar novamente e adquire mais quilos que antes. Ou debilitam tanto o organismo que acabam desencadeando doenças. Portanto é preciso comer bem!

SONOBOM

Durma muito bem!

Horas de sono é necessário para o bom andamento do nosso organismo! O sono também é um regulador no nosso corpo, e ajuda com o nosso peso, mas será que dormir engorda ou emagrece? Depende! Se você comer muito a noite e ir dormir certamente você vai adquirir peso, melhor comer algo leve, mas se você cuidar do seu sono da maneira correta vai ter um aliado a seu favor! Isso mesmo, você deve comer alimentos leves no período da noite para ter um sono de qualidade e contribuir para o equilíbrio do seu corpo. Dormir emagrece quando guardados os cuidados necessários, afinal quem dorme não come, né?

dreamstime_l_44216311

E os exercícios físicos foram esquecidos?

Tudo, menos isso? Mas não tem jeito, você precisa ter um equilíbrio entre o que você come e o que gasta em calorias, e exercícios físicos são imprescindíveis. Então preciso ir para a academia e malhar até morrer? Não gosto de ir à academia! Não é bem assim, você precisa descobrir uma forma de se exercitar.

Você precisa descobrir algo que gosta, muita gente gosta de caminhada, logo cedo ou no fim da tarde pode ser uma ótima opção, há muitos lugares agradáveis que são próprios para caminhar ou andar de bicicleta. Ainda pode praticar algum esporte de sua preferência ou até mesmo uma dança.

Mas se você tem disposição para ir para academia, vá! Lá você vai encontrar profissionais capacitados para preparar um programa de exercícios próprios para seu peso, idade e específico para suas necessidades.

Como emagrecer rápido!

Então já sabe, se você quer emagrecer rápido o segredo, sem dúvida, é o controle alimentar e exercícios físicos. Mudança de hábitos! Esquecer as frituras, doces, massas e refrigerantes, isso não significa nunca mais comer essas coisas, mas dar um bom tempo e se voltar a comer essas coisas, comer com muita moderação.

Emagrecer rápido, mas não tem que ser do dia para a noite, seu corpo tem que se acostumar a uma nova forma de se alimentar e gerenciar a ingesta e o gasto de calorias. Emagrecer rápido demais implica em pele flácida, com estrias e ficar com a saúde comprometida.

Então, é melhor emagrecer de forma gradativa e você terá muito mais benefícios para sua saúde e você será capaz de ter o seu peso ideal por muito mais tempo e provavelmente definitivamente. É grande o número de pessoas que conseguiram e você também pode conseguir, tem que ter foco, fé, força de vontade, conhecimento e até uma ajuda profissional.

Você é capaz!

Linda Moraes

2 thoughts on “PESO IDEAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website